Você sabia?

 

  1. Onde nascem os principais rios do país?
  2. Onde é produzida a metade da energia do país?
  3. Que nove entre dez brasileiros utilizam energia vindas desta fonte?
  4. E o pior, apenas 3 % deste território está efetivamente protegido.

 

Conhecida também como a floresta invertida, devido a árvores de raízes profundas e copas baixas, ao contrário da floresta amazônica, no Cerrado nascem as águas que abastecem os rios Amazonas, São Francisco, Paraná-Paraguai, além do pantanal. Pode parecer mentira mas muitas pessoas, desconhecem este bioma tão importante e ameaçado em nosso país.

Com duas estações bem definidas (a temporada de secas e a de chuvas) o Cerrado aparentemente é uma região seca, monótona e sem qualquer valor, porém este aparente cenário desolador, abriga um ecossistema rico onde encontram-se cerca de 1500 espécies de animais, entre os mais famosos, o tamanduá bandeira, a anta, a onça-pintada, o tucano e o lobo-guará.

 

Região do Cerrado Brasileiro.

Os principais Biomas do Brasil.

 

Além da importância no cenário fluvial, possui paisagens exóticas e exuberantes, sendo um roteiro turístico imperdível com milhares de cavernas e rios com águas translúcidas.

 

Cavernas Chapada Guimarães

Uma das 4 mil cavernas existentes da região.

 

Hoje o Cerrado está entrando em colapso devido ao desmatamento. O desaparecimento da biodiversidade (5% das espécies totais do mundo encontram-se neste bioma) já é uma realidade e ainda corremos o risco de mais crises energéticas e de abastecimento de água no Brasil. Alguns estudos dizem que daqui a 40 anos o Cerrado pode desaparecer se nada for feito.

Veja o vídeo da WWF sobre esta crise ambiental.

O Curupira também está recuperando o Cerrado. Através de um projeto inovador, que une recuperação ambiental e interações através de uma rede social na internet, o Curupira busca conscientizar pessoas e empresas sobre a importância de recuperar áreas degradadas e levar a sustentabilidade para as agendas das pessoas. Conheça mais sobre o Curupira e nossa proposta de valor.

No mapa temos a área que está sendo recuperada pelo Curupira junto com empresas e pessoas físicas. (Clique e veja no Google Maps).

Área recuperada pelo Curupira e seus clientes.

Área recuperada pelo Curupira e seus clientes.

Fonte Conteúdo: WWF.

Conheça mais sobre o  projeto ambiental

Written by Denis Trindade