Durante muito tempo o assunto sustentabilidade empresarial foi visto como algo restrito às grandes corporações multinacionais presentes no mercado. Algo distante da realidade da maioria das pessoas e das empresas, de grande complexidade e representando custos inviáveis para a maioria dos orçamentos.

Mas essa visão definitivamente ficou para trás, face à evolução da percepção da sociedade a respeito das mudanças climáticas, percebidas de maneira cada vez mais impactante em nosso dia a dia. Mais do que isso, estas empresas entenderam que repensar seu modelo de negócio adicionando Sustentabilidade como prática recorrente e consistente é um forte gerador de resultados.

Mas que resultados são esses? Em quais áreas eles refletem nas organizações? Neste post, listamos alguns dos benefícios que a Sustentabilidade vem trazendo a muitas empresas que já estão atuando nesta nova era. Vamos a eles:

1 – Redução de Riscos

Minimizar riscos hoje é garantir a presença da empresa no mercado amanhã, e deve estar constantemente no radar de organizações de qualquer tamanho.

A legislação ambiental vem, de maneira crescente, apertando o cerco às atividades das empresas, notadamente na indústria. Por um lado a sociedade agradece, as mudanças são indispensáveis para que possamos manter nosso planeta habitável. Por outro lado, fica cada dia mais desafiador compreender a atuar dentro do que a lei exige.

A área de Sustentabilidade tem como uma das suas missões compreender e auxiliar a empresa a atuar dentro da lei. Mas vamos além: a Sustentabilidade deve estar sendo pensada em toda a cadeia. Desenvolver, acompanhar e engajar todos os stakeholders do seu negócio é um desafio, mas certamente os resultados obtidos com a minimização de riscos legais compensarão.

2 – Reter e atrair talentos

Bons profissionais estão sendo cada dia mais disputados pelas organizações. E os talentos da nova geração estão mais “exigentes” do que nunca.

Vivemos uma época de intensa competição. E este cenário se aplica também ao mercado de trabalho. Existe uma escassez de bons profissionais para preencher os quadros das empresas mais promissoras do mercado. Assim, formar e, principalmente, manter um time de bons profissionais é um dos grandes desafios da área corporativa atual. E Sustentabilidade pode colaborar nesta área? Certamente! Sua missão neste caso é colaborar para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para as equipes.

Parece algo simples, mas transformar este conceito básico em prática é um desafio que aumenta a cada dia. E, atingindo estes objetivos, o ganho em produtividade será consequência. Isso acontece por que as pessoas cada vez mais querem pertencer a algo maior, se sentirem inseridas num contexto que fará a diferença, e não simplesmente terem um emprego. A presença destes valores será cada dia mais determinante para o sucesso (ou fracasso) das empresas.

 3 – Criar vantagem competitiva

Vivemos uma era homogênea, empresas muito parecidas vendendo produtos muito parecidos. Criar vantagem competitiva pode garantir sua sobrevivência no mercado.

Buscar diferenciação é um dos grandes desafios deste século. Com a forte disseminação da tecnologia mesmo nos mercados emergentes, os produtos estão (com raras exceções) muito parecidos. Se posicionar de maneira consistente em relação à Sustentabilidade é uma grande oportunidade para mostrar diferenciação, atrair novos consumidores e abrir novos (e lucrativos) mercados.

Além disso, ser sustentável é um forte apelo para posicionar marcas e uma riquíssima fonte de potenciais ações de marketing, comunicação e relacionamento com o mercado. Mas não paramos por aí: a diferenciação competitiva pode aparecer também dentro da cadeia de negócios. Trazer uma visão sustentável para o modelo ajuda a se diferenciar no mercado, melhorando a percepção dos stakeholders, permitindo (novamente) se destacar, e explorar novas oportunidades neste mercado em crescente competitividade.

Outra grande vertente a ser explorada é a do Green Business. Existe um grande nicho, se consolidando e crescendo com produtos e serviços voltados para um público que já considera o tema Sustentabilidade nas suas decisões de compra.

4 – Aumentar lucros com redução de custos

Redução de custos tem sido uma obsessão no mundo corporativo. A Sustentabilidade ajuda a fechar as torneiras, nos dois sentidos da expressão.

Parte importante do resultado a ser obtido por uma empresa não se obtém pelo quanto ela fatura, e sim pelo quanto ela deixa de gastar. Melhorar os resultados reduzindo custos é uma das funções da área de Sustentabilidade.

E como isso ocorre? Através da redução do consumo de energia e água, além de outros recursos inerentes à atividade da organização, reduzindo e reciclando lixo e outros resíduos, otimizando a cadeia de suprimentos (melhorando os processos de logística, reduzindo o consumo de combustível, por exemplo) são alguns dos itens a serem considerados. Mas nós vamos além! Usufruir de isenções e incentivos fiscais é algo que uma empresa sustentável pode aproveitar também, em função de contrapartidas que estão sendo feitas para neutralizar ou compensar danos ambientais e sociais.

 5 – Construir um mundo melhor!

Afinal de contas, para que estamos aqui? Receitas, despesas, lucro, metas, balanço, resultado… Tudo isso perde o sentido se não for direcionado para um bem maior, não?

E por último, mas não menos importante, qual é o sentido de todo o esforço se no fim das contas não se produz um rastro positivo? Reduzir impacto (e desenvolver sustentabilidade ambiental) ambiental é missão de todos.

Mas é, fundamentalmente, de quem os causou, ou seja, as empresas. Produzir engajamento, ser mais um elo de uma corrente do bem, orientada para as pessoas e sociedade, sem perder sua missão e identidade, nem deixar de ser lucrativa. Isso é ser sustentável. E o melhor: tudo isso é possível!

Hoje trouxemos estes cinco benefícios a respeito de ser sustentável. Qual é a situação da sua empresa em relação a este tema?

 

Ebook gratuito.

ebook.guiaprimeiros passos

Written by Guilherme Quandt