Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas: entenda como o Curupira garante a preservação das florestas recuperadas.

 

Você sabia? Mais de 20% das árvores podem morrer no primeiro ano de plantio. Quando vemos uma árvore milenar (sim árvores podem viver milhares de ano) não pensamos o quanto são frágeis nos seus primeiros anos. Por conta desta fragilidade o Curupira monitora de perto cada uma das árvores que planta. E para quem conhece a lenda do Curupira, isto é o que ele faz de melhor, proteger a floresta.

Para nós não basta somente saber se uma árvore eventualmente morreu, mas se ela pertencia a uma empresa ou pessoa, pois tem que ser substituída e todos os interessados devem ser comunicados. Inclusive a substituição da árvore é garantida pelo nosso contrato.

Para oferecer um monitoramento de qualidade nós pesquisamos e testamos várias processos e tecnologias buscando eficiência e produtividade, pois são muitas árvores, felizmente! Tudo visando garantir a sobrevivência da floresta e segurança para nossos clientes.

 

recuperação ambiental de áreas degradadas

Estufa onde as espécies ficam antes de serem enviadas para campo.

 

Plantar árvores nativas e monitorá-las é nossa especialidade.

 

Cada árvore recebe uma etiqueta eletrônica, que foi desenvolvida por uma indústria especializada. As etiquetas devem resistir à rusticidade imposta pela natureza: sol, chuva, raios ultravioleta, poeira e até alguns animais que as vezes querem experimentar o gosto da etiqueta. Isto não é só suposição, já aconteceu!

A etiqueta é recebida pela árvore enquanto ainda é uma muda, mesmo antes de ser plantada definitivamente, ainda na estufa, onde também é fotografada. Depois de plantada registramos as coordenadas de cada árvore com equipamento de GPS de alta precisão, que já é integrado com nossos sistemas, que suportam o portal de informação e interação com nossos clientes, assim como nosso sistema de gerenciamento da floresta utilizado pelo pessoal de campo.

Com todos os registros incluídos no sistema, este passa o programar os monitoramentos periódicos informando quando cada árvore deve ser fotografada, seu código da etiqueta eletrônica e sua coordenada. Cada nova informação coletada é atualizada no sistema, criando uma linha do tempo da árvore como a sua time-line no Facebook.

 

Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas

Imagem de plantio realizado recentemente em nossa área.

 

Monitoramos a recuperação da  biodiversidade.

 

Além de fotos das árvores, fotografamos e filmamos o que chamamos de eventos esporádicos, para documentar a recuperação do meio ambiente e manifestações naturais. Eventos tais como o aparecimento de mamíferos, répteis, insetos, eventos climáticos entre outro.

O monitoramento tem a função de informar nossa comunidade mas exerce uma outra função fundamental que é a proteção da floresta, identificando problemas com pragas, nutrição e seca que podem acabar rapidamente com uma floresta.

Para fechar o ciclo, vale salientar que o plantio é certificado pelo nosso responsável técnico, garantindo a qualidade da nossa floresta. Lembramos mais uma vez que trabalhamos somente com espécies nativas.

areas degradadas e sua recuperação

Emas na área em recuperação.

Veja um timelapse da área recuperada.

Conheça mais sobre o  projeto ambiental

Written by Wellington Machado