O Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) divulgou recentemente, em Yokohama no Japão, a segunda parte do 5º Relatório de Avaliação sobre as Mudanças Climáticas Globais que trata dos impactos, vulnerabilidade e adaptação. A primeira parte do relatório, que tratava sobre ciência do clima, revelou que o aquecimento global sem precedentes é um fato e as emissões de gases de efeito estufa são a principal causa.

O segundo relatório mostra que as alterações do clima provocadas pelo aquecimento, como o aumento do nível do mar, acidez dos oceanos e redução da extensão e espessura do gelo nos polos, já estão causando impactos significativos para a vida das pessoas. O ambiente natural, a perda de produtividade agrícola, aceleração da extinção das espécies, ampliação de danos à infraestrutura e economia por extremos de chuva e seca são efeitos colaterais.

De acordo com a ecologista Beatriz Siqueira, preservar e recuperar as matas nativas ajuda a diminuir o aquecimento global. Isso porque a floresta é responsável por absorver carbono. Por outro lado, o aumento da temperatura da Terra pode afetar as florestas, já que muda as características dos ecossistemas. “A maior preocupação é com a fauna. O aquecimento pode matar várias espécies”, alerta Beatriz.

Você pode ajudar a recuperar as nossas florestas. Plante uma árvore, o Curupira cuida de uma árvore pra você. Podemos plantá-la e você acompanha seu crescimento em tempo real. É fácil e divertido! Seja você também um Curupira, acesse www.curupira.com!

banner.download.ebook

 

Written by Guilherme Quandt