Aspirationals, ou “aspiracionais”, numa tradução literal para o português. Um termo em inglês criado para definir uma nova classe global de consumidores, que vem se consolidando e crescendo a cada dia que passa. Sua empresa está preparada para eles?

 

Esta nova geração encara o consumo de uma maneira diferente do conhecido até aqui. E já representa uma grande fatia do mercado, cerca de 39% da classe consumidora mundial, quase dois bilhões de pessoas, segundo a BBGM e a GlobeScan, consultorias internacionais que detectaram o movimento durante o ano de 2013 e passaram a estuda-lo com grande profundidade.

BBGM e a GlobeScan 

 

MAS O QUE IDENTIFICA UMS ASPIRATIONALS

Os Aspirationals são definidos por quatro características marcantes:

    •   Sua paixão por compras;
    • O desejo de consumir de maneira responsável e sustentável;
    • Têm uma visão mais crítica sobre conseguir felicidade através de bens materiais;
    • Confiança em marcas que atuem em prol da sociedade.

Este novo perfil de consumidor une características sociais e econômicas impensáveis até pouco tempo atrás: o materialismo e a sustentabilidade, influenciando conceitos de realização e felicidade, acrescentados por uma presença quase cultural das marcas por eles admiradas.

Isso exige das marcas uma nova maneira de entender o mercado e formatar seus produtos, de maneira a se manter consistente e com ofertas adequadas. Quer saber mais? Trouxemos cinco fatores que te ajudam a entender como pensa esta nova geração de consumidores.

1 – São muitos! – Eles representam mais de um terço dos consumidores do planeta, e este número cresce ano a ano;

2 – Queremos mais! – 9 entre 10 Aspirationals são ávidos por consumo e inovação;

3 – Fidelidade – 50% dos Aspirationals são fiéis a marcas que refletem seus valores, contra 43% dos consumidores tradicionais;

4 – Influência positiva – 90% dos Aspirationals indicam suas marcas de confiança a terceiros, contra 59% do consumidor tradicional

5 – Mercados emergentes – A maior parcela de crescimento desta fatia de mercado se dá nos países emergentes. Já representam 33% dos consumidores brasileiros.

Considerando todo este contexto, as marcas que obterão mais sucesso nos próximos anos serão as que conseguirem, com sucesso, alinhar marketing, desenvolvimento de produtos inovadores e bom desempenho socioambiental.

Mas como transformar estas linhas gerais em passos práticos?

Listamos cinco tendências que você deve considerar para melhorar seus resultados junto a este público.

1 – Dê a eles algo em que acreditem: os Aspirationals esperam algo maior das marcas do que um produto ou serviço, eles querem realmente acreditar nas empresas. Crie inspiração, gere um ponto de vista consistente. Não simplesmente venda, gere experiências de consumo positivas. IMPORTANTE: o que você prometer será observado e cobrado. Portanto, entregue o que você prometer. 

2 – Dê a eles algo para pertencer: os Aspirationals desejam pertencer aos grupos com os quais se identificam, veem as marcas que os representam como suas tribos, refletindo suas crenças e valores. Proporcione uma maneira de fazer com que estes consumidores se sintam inseridos no contexto da sua marca.

 3 – Amplifique suas vozes: os Aspirationals não querem ser vistos como meros consumidores, compradores vorazes dos produtos. Eles se sentem como co-criadores, como participantes do processo de desenvolvimento de produtos melhores. Crie caminhos para eles cheguem até você, ouça o que eles têm a dizer, e faça com que eles saibam que estão sendo ouvidos. 

4 – Dê a eles status: Mais do que um mero segmento de consumidores, os Aspirationals são verdadeiros influenciadores culturais e de consumo. São fortes formadores de opinião e merecem ser recompensados por isso. Identifique esta fatia de clientes e dê destaque a eles, fortalecendo o relacionamento e fazendo com que se sintam valorizados. 

5 – Dê a eles uma plataforma para agir: os Aspirationals desejam agir junto com as marcas em que acreditam. Eles querem fazer a diferença com suas atitudes, se engajar na luta pela construção dos ideais que sua marca favorita prega. Crie valores claros para sua marca, defenda-os no mercado com ações bem estruturadas e ofereça caminhos para que seus clientes participem deste processo. 

Como isso funciona na prática?

Pense no Starbucks, que cria uma experiência que vai muito além do café. As pessoas entendem o espaço como um ponto de encontro e sentem orgulho de dizer para os outros que trabalham de lá. Para criar esta marca, o Starbucks investiu em design, definiu práticas e ambições socioambientais agressivas e criou um site para cocriação com os clientes.

CONCLUSÃO

 Os Aspirationals são muito mais do que uma parcela do mercado, ou um termo para identificar certo número de consumidores. Eles representam uma evolução no comportamento humano, uma nova fase que está sendo construída, independente de idade, sexo, localização geográfica, profissão.

Uma oportunidade para refletir sobre o posicionamento da sua marca, da atuação da sua empresa neste mercado que passa por forte transformação. Fortaleça seus valores, desenvolva melhores práticas, envolva seu consumidor.

Este é o novo mercado, você está pronto para ele?

banner.download.ebook

Written by Guilherme Quandt